sábado, 12 de julho de 2014

PRE-MILENISMO (escatologia)


     PRE-MILENISMO

 Norman L. Geisler




Introdução

Premillennialism é a crença de que Cristo retornará fisicamente à Terra (Atos 1:6-11; Apocalipse 1:7), criou um trono em Jerusalém (Mateus 19:28), e reina sobre toda a terra por mil anos (Ap 20:1-6). Amilenismo (no-milênio) nega reinado futuro literal de Cristo e afirma que Cristo está reinando sobre o mundo espiritual. Pós-Milenismo sustenta que Cristo está vindo para a Terra depois que a Igreja traz no reino por progressivamente cristianizar o mundo antes do retorno de Cristo.

Argumentos para Premillennialism

Há muitos argumentos para pré-milenarismo. Ao contrário do que os pontos de vista opostos, a visão pré-milenista é baseado em um uso consistente da interpretação histórico-gramatical literal de passagens proféticas das Escrituras. Há muitas boas razões para acreditar em um reino milenar literal de Cristo são dignos de nota.

1. Sem Millennium Deus perdeu a batalha em História

Deus começou a história da humanidade através da criação de seres humanos em um paraíso literal (Gen.1-2). Tinha árvores, plantas, animais e rios (Gn 2). Ele tinha uma localização geográfica específica na terra, pelos rios Tigre e Eufrates (Iraque). Não havia pecado, o mal, ou que sofrem lá. Os nossos primeiros pais Adão e Eva viviam em um ambiente físico perfeito.
Mas esse paraíso foi perdido pelo pecado. Ser tentado pelo diabo, Adão e Eva comeram o fruto proibido (Gn 2:16-17), trazendo, assim, a dor, o sofrimento ea morte em si (Gn 3:14-19) e em toda a humanidade (Rm 5 : 12; Rom 8:18-25).. Eles foram expulsos do Jardim, que foi lacrado e guardado por um anjo (Gn 3:24). Então, o tentador venceu a primeira batalha. Ele trouxe a morte, os seus resultados, e seu medo sobre a humanidade (Hb 2:14).

Se o paraíso perdido nunca é recuperado, então, eventualmente, Deus é o perdedor e Satanás, o vencedor. Se a morte física não é revertida pela ressurreição física (Jo 5:28-29), então Satanás ganha a vitória final (Hb 2:14). E se um paraíso literal não é restaurado, então Deus perdeu o que Ele criou. Mas Deus é onipotente (Apocalipse 19:06), e não pode, em última análise perder.Assim, deve haver um paraíso literal recuperou como temos na visão pré-milenar do fim da história. Caso contrário, Deus não reverter a maldição e ganhar a vitória sobre Satanás, a terra danificada, ea raça humana caída.

Mas Deus vai recuperar o paraíso que foi perdido. Isto Ele fará isso por uma ressurreição literal (1 Coríntios 15:12-19;. Lucas 24:39-43) e pelo reinado literal na terra de Cristo o último Adão.Ele reinará até que a morte é realmente derrotado (1 Coríntios. 15:24-27. Mas isso não vai ser até o final do milênio (Ap 20:4-6) eo início do Novo Céu e da Terra de que John diz: "E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos, e não haverá mais morte , nem pranto, nem clamor, nem haverá mais dor, porque já as primeiras coisas são passadas "(Ap 21:4 ). Assim, somente por um reinado literal de Cristo na terra, como o milênio deve ser, será o verdadeiro paraíso ser restaurado.
2. Without A História do Milênio Não tem Climax

É amplamente reconhecido que uma visão linear da história (que a história está a avançar em direção a um objetivo final) é o resultado da revelação judaico-cristã. A história está a ser dito His-história para Deus planejou e está movendo-o (Daniel 2, 7) para a frente em direção ao seu final (Eschaton). Mas, sem um histórico milênio literal na terra não existe uma verdadeira final para a história. De acordo com uma visão tradicional amillennial, a história humana apenas pára, mas nunca chega a um clímax.Ele simplesmente termina e então o estado eterno começa. No entanto, na visão pré-milenar, o milênio não é o primeiro capítulo da eternidade; é o último capítulo de tempo. É o momento em que, pelo reino de Cristo, o pecado, o sofrimento ea morte será finalmente superada. Por apenas "Então o fim virá, quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, autoridade e poder "(1 Coríntios. 15:24-25). Mas Cristo só faz isso por meio de Seu reino milenar, que termina na ressurreição final (Ap. 20:05). Assim, sem um milênio literal não existe uma verdadeira final para a história.

3. Sem um Deus Milênio iria quebrar uma Promise Land incondicional a Abraão.

Deus prometeu a terra de Canaã a Abraão e seus descendentes para sempre. Esta terra cobriu tudo a oeste do rio Jordão do Egito ao Iraque. "O Senhor fez um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egipto até ao grande rio, o rio Eufrates" (Gn 15:18). Deus disse a Abraão: "Dou-vos a terra em que você é um estranho, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão" (Gênesis 17:8). "Por toda a terra que você vê que eu darei a ti e à tua descendência para sempre" (Gênesis 13:15).
Esta promessa da terra também foi incondicional desde que somente Deus selou passando através do sacrifício de divisão enquanto Abrão dormiu. Deus disse a Abrão: "Traga-me uma novilha de três anos de idade, uma criança de três anos cabra, um carneiro de três anos ... e cortá-los em dois .... Agora, quando o sol estava se pondo, um sono profundo caiu sobre Abrão .... E sucedeu que, quando o sol se punha e era escuro, eis que havia um forno de fumo e tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços . No mesmo dia que o Senhor fez um pacto com Abrão , dizendo: à tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egipto até ao grande rio, o rio Eufrates ... "(Gênesis 15:9-18).

A Bíblia declara que "os dons ea vocação de Deus são irrevogáveis" (Rm 11:29). As promessas de Deus não depende de nossa fé, mas em sua fidelidade. Para "Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois Ele não pode negar a si mesmo" (2 Tm. 2:13). A promessa de Deus é imutável. Para "Quando Deus fez a promessa a Abraão, porque Ele podia jurar por ninguém maior, jurou por si mesmo .... Assim, Deus, determinando a mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento, que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, poderíamos ter forte consolação "(Hebreus 6:13-18).

Mas essa promessa da terra a Abraão nunca foi ainda cumprido. No entanto, de acordo com a Bíblia que vai ainda ser cumprida (Mateus 19:28, Atos 1:6-8;. Rom 11), no futuro, no reinado de Cristo (Ap 20:1-6) mil anos. Mesmo após os dias de Josué (21:43), a promessa da terra era ainda futuro (Jr 11:05; Amós 9:14-15). Sem um cumprimento literal nacional, como o milênio, Deus teria quebrado um-pacto que incondicional é impossível (Heb. 6:17-18)!
4. Sem um Deus Milênio iria quebrar uma promessa incondicional Trono de David

Deus prometeu a Davi que ele e seus descendentes reinaria no trono de Israel para sempre. Ele declarou: "Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, levantarei a tua descendência depois de ti, que virá a partir de seu corpo, e ... eu confirmarei o trono do seu reino para sempre .... Minha benignidade não se desviará dele .... E a sua casa eo teu reino serão firmados para sempre diante de mim. Teu trono será estabelecido para sempre "(2 Sam. 7:12-16).
Esta foi uma promessa incondicional de David e seus descendentes para Deus declarou que: "A minha benignidade vou manter para ele para sempre, ea minha aliança permanecerá firme para ele. Vou estabelecer sua descendência para sempre, eo seu trono como os dias dos céus. Se os seus filhos deixarem a minha lei ... então eu vou punir a sua transgressão com a vara e sua iniqüidade com açoites, mas eu não vou retirar-lhe o meu amor inabalável ou ser falsa a minha fidelidade .... Eu não vou violar minha aliança ou alterar a palavra que saiu dos meus lábios. uma vez por todas, jurei por minha santidade; Eu não vou mentir para David.Sua descendência durará para sempre, eo seu trono, enquanto o sol diante de mim. Como a lua que será estabelecido para sempre ... "(Sl 89:28-37).

No entanto, nenhum descendente de David é agora nem tem sido por mais de 2500 anos, reinando em um trono literal em Jerusalém. Mas Jesus prometeu que Cristo, descendente de Davi, iria fazê-lo no futuro (Mt 19:28). Então, essa promessa incondicional e eterno ainda não foi literalmente cumprida. Sem retorno de Cristo eo reino eterno Deus teria quebrado essa promessa incondicional. Mas isso é impossível (Rm 11:29). Portanto, deve ainda ser um reino messiânico literal de Cristo na terra, como é prometido no milênio (Ap 20:1-6).

Como hino-escritor Isaac Watts colocou,

   Jesus reinará onde e'er o sol
   faz o seu jornadas sucessivas executar;
   Sua propagação reino de costa a costa,
   até que luas deve cera e não mais diminuir.
   Para Ele deve oração interminável ser feita,
   e elogia intermináveis ​​coroar a cabeça.
   Seu nome parecido doce perfume ressuscitarão
   Com todos os sacrifícios da manhã.
5. Só Premillennialism Emprega uma hermenêutica consistente

Para negar o pré-milenismo é negar a aplicação coerente da interpretação histórico-gramatical literal da Bíblia. Para a visão não-premill falha porque: 1) É preciso partes da Bíblia literalmente, mas não todos (por exemplo, a profecia); 2) Ele participa dos profetas literalmente (primeiro advento), mas nem todos os textos Segundo Advento; 3) Participa dos Evangelhos literalmente, ou seja, a morte e ressurreição de Cristo (Mt 26-28), mas nem todos as previsões de Jesus feitas nos Evangelhos, ou seja, suas declarações sobre a Sua Segunda Vinda (Mateus 19:28; . Matt 24-25); 4); Ele participa de um versículo literalmente, mas não o resto. Ao citar Isaías Jesus parou no meio de uma frase e pronunciava literalmente cumprida (em sua primeira vinda), mas o resto do versículo fala da sua segunda vinda, que deve ser tomado literalmente demais (cf. Isa. 61:1-2 . cf Lc 4:18-21); 5) É preciso uma ressurreição literal, mas não a outra (Ap 20:5-6, João 5:28-29). Mas os dois são agrupadas nos mesmos textos. Ambos são disse a envolver as pessoas saindo de túmulos (Jo 5:25-28), onde residem cadáveres.
Além disso, se os não-literais (espiritualizados) interpretações de amills e postmills foram aplicados em outras seções da Escritura que iria minar os fundamentos da fé cristã. Se aplicada a Gen. 1-3, seria negar a historicidade de Adão, a Queda ea Doutrina da Criação. (Se o fim não é literal, então por que o Princípio ser literal?) Se aplicada aos textos sobre a cruz, seria negar a expiação. E se aplicado às narrativas da ressurreição, seria negar a vitória de Cristo sobre a morte. Em suma, aplicando a mesma hermenêutica, que não premills aplica a profecia, para outras partes da Bíblia negaria os fundamentos da fé cristã. É por isso que premillennial-ismo é baseado em um tipo de hermenêutica fundamentais da fé cristã. Existem três tipos de fundamentos: 1) Fundamentos Doutrinários (por exemplo, a trindade, divindade de Cristo, Sacrifício expiação e ressurreição). Trata-se de um teste de evangélico autenticidade . 2) fundamentos epistemológicos - inspiração e infalibilidade das Escrituras). Este é um teste de evangélico consistência . 3) fundamentos hermenêuticas (uma hermenêutica literal e Pré-Milenismo que resulta dele). Isso também é um teste de evangélico consistência . Assim, para negar a fundação do pré-milenarismo, é logicamente a minar os fundamentos da salvação também.
6. Premillennialism Adiciona Urgência de Evangelismo.

Pré-Milenismo, em especial naqueles que detêm a iminência do retorno de Cristo, cria um certo sentido de urgência não gerada por outros pontos de vista. Pois, se Cristo está vindo antes do milênio em um momento que não sabe, então os crentes devem viver em um constante sentimento de expectativa. Jesus disse: "Negociai até que eu volte" (Lucas 19:13) e "a noite vem, quando ninguém pode trabalhar." Se alguém acredita que seu tempo é limitado e Cristo pode vir a qualquer momento, então ele vai ter mais de um senso de urgência sobre o evangelismo. Isso, é claro, não quer dizer que não há senso de urgência nos outros pontos de vista para todo mundo vai morrer e alguns vão morrer a qualquer momento. Mas há uma muito maior sentido de urgência se se acredita que poderia ser nossa última oportunidade de chegar a qualquer um a qualquer momento.
Não é por acaso que muitos dos modernos movimentos missionários (William Carey, David Livingston, e Adoniram Judson) e esforços evangelísticos (John Wesley, Billy domingo, DL Moody e Billy Graham) eram chefiados por pré-milenaristas. Para a crença em uma vinda pré-milenar iminente de Cristo dá um grande senso de urgência em alcançar o mundo antes que ele retorna.
7. Pré-milenista Iminência Adiciona um incentivo para a santidade

Não é que não há outros incentivos para a piedade, mas, certamente, a expectativa premillennial iminente é um envio. Pois nenhum verdadeiro crente quer ser pego em pecado, quando Jesus voltar. O apóstolo João declarou: "Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. Todo mundo que tem esta esperança nele purifica a si mesmo, assim como ele é puro "(1 Jo 3. :2-3). Paulo declarou que esta "bendita esperança ajuda em "nos ensina a renunciar à impiedade" e para separar um povo "zeloso de boas obras" (Tito 2:14). Assim, a sensação de iminência tem um efeito purificador sobre a própria vida. Tem também um efeito moderador. Como Pedro disse: "O dia do Senhor virá como um ladrão. Os céus passarão com grande estrondo; os elementos serão destruídos pelo fogo, ea terra e tudo o que será exposto. Uma vez que tudo será destruído, desta forma, que tipo de pessoas não deveis ser? Você deve viver uma vida santa e piedosa "(2 Ped. 3:10-11).

Respondendo a algumas objeções

Os opositores do pré-milenarismo têm oferecido muitas objeções. Alguns já foram respondidas anteriormente. Outros são triviais e não garantem o tempo necessário para respondê-las. No entanto, alguns merecem comentário aqui.
Objeção Um : O milênio é mencionada apenas uma vez na Bíblia (Apocalipse 20). Assim, argumenta-se, que não pode ser uma doutrina importante. Se assim fosse, seria mais citada.

Resposta : Em primeiro lugar, uma menção na Bíblia torna algo verdade, pois Deus não pode errar (Hb 6:18), e que a Bíblia é a Palavra de Deus (2 Tim 3:16; 2 Pedro 1:20-21.).. Além disso, a palavra "milênio" ocorre seis vezes na Bíblia o que o torna não só é verdade, mas importante.João escreveu: "E ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, eo amarrou por [1] de mil anos ... de modo que ela não pode enganar as nações por mais tempo, até que [2] o mil anos se completassem. Depois disso, ele deve ser liberado por um tempo .. Eles vieram à vida e reinaram com Cristo para [3] de mil anos. O restante dos mortos não reviveram, até que [4] os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição! Sobre esses a segunda morte não tem poder, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele por [5] de mil anos. E quando [6] os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão "(Apocalipse 20:1-7).

Em segundo lugar, a duração do reinado de Cristo é só falar em Apocalipse 20, mas o fato de seu reinado é mencionado várias vezes tanto no Antigo como no Novo Testamento (Veja Isa.11;. Zc 12, 14, 24 Mat;. Atos 1:06 -8; Rev. 19, 20).

Em terceiro lugar, enquanto o pré-milenismo não é uma das doutrinas essenciais de salvação (ver a nossa convicção, sem compromisso, Parte I), no entanto, como mencionado acima (ponto 5), o pré-milenismo é baseado em uma interpretação fundamental. E negar a interpretação literal da profecia (que é a base do pré-milenismo), leva logicamente a negar os fundamentos da salvação também. Para se Genesis ou os Evangelhos foram alegorizados ou espiritualizada da maneira que os adversários de fazer o pré-milenismo, prejudicaria os fundamentos básicos de salvação da fé também.

Objeção Dois : As promessas feitas a Abraão e David estavam a ser dito "para sempre", mas o milênio é de apenas mil anos. Como mil anos ser um cumprimento dessas promessas de que será para sempre?.

Resposta : A palavra hebraica para "para sempre" (olam) ou "eterno" pode significar um longo período de tempo, não literalmente sem fim. As montanhas são chamados de "eterno" (Deut. 33:15). Salmo 89 parece indicar que "para sempre" (v. 28, 36) vai ser tão longo quanto o sol ea lua passado (vs. 36-37), e eles não vão brilhar na eternidade (Apocalipse 21:23). Como a Bíblia diz que haverá e no final do milênio (Apocalipse 20:4-6) e Paulo disse que haverá e "fim" do reino de Cristo na terra (1 Coríntios. 15:24), então o significado limitado de "para sempre" como um longo período de tempo (por exemplo, milhares de anos) poderia explicar o problema. No entanto, uma vez que Cristo reina e entregar o Reino ao Pai ele vai literalmente para sempre (1 Coríntios. 15:24). Então, nesse sentido o reinado de Cristo será eterno.

Objeção Três : Os pré-milenistas não são consistentes é opôs-se que mesmo a visão premill leva algumas passagens proféticas simbolicamente e figurativamente, como os sete "estrelas" (anjos), "Luz está" (igrejas) e "bestas" (poderes mundiais) no livro do Apocalipse. Se assim for, por que não "mil anos" é simbólica de um longo período de tempo e "144.000" dos "doze tribos de Israel" (Ap 7, 14) ser simbólico da Igreja, e assim por diante.

Resposta : Em primeiro lugar, figuras de linguagem não são contrárias a uma interpretação literal, pois mesmo que eles são baseados em um sentido literal. Por exemplo, só porque há uma "chave" (um símbolo de contenção segura) para o poço do abismo, onde o Diabo está consignado por mil anos não significa que não existe um verdadeiro diabo. Em segundo lugar, o livro do Apocalipse identifica muitas coisas como símbolos, mas dá o seu significado literal (cf. Ap 1:20). Em terceiro lugar, todos esses símbolos representam pessoas literais, coisas e eventos.Em quarto lugar, os mundos "tribo" e "ressurreição nunca são usadas em sentido figurado na Bíblia. Mesmo símbolos têm um significado literal (Ap. 1:20). Em quinto lugar, a regra de ouro ainda está de pé: "Se o sentido literal faz sentido, em seguida, procurar nenhum outro sentido para que isso não resultar em um disparate." Finalmente, interpretações amilenistas são inconsistentes para na mesma passagem (Ap 20) eles levam um " ressurreição ", literalmente, e outra espiritualmente. "Eles vieram para a vida [na primeira ressurreição], e reinaram com Cristo durante mil anos. O restante dos mortos não vieram para a vida [na segunda ressurreição] até que os mil anos se acabem. "João continua a dizer:" Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição! Sobre esses a segunda morte não tem poder ... e reinarão com ele durante mil anos. "(Apocalipse 20:4-7). Mas se a segunda ressurreição é literal (como amills admitir), então por isso é a primeira ressurreição literal, uma vez que é descrito pela mesma frase na mesma passagem e é chamado de "a primeira ressurreição" (Apocalipse 20:5-6) .

Objeção Quatro : as profecias sobre Israel são cumpridas espiritualmente pela Igreja. De acordo com essa "teologia da substituição", Israel foi desobediente e perdeu as promessas condicionais que Deus fez a eles. Assim, Deus substituiu Israel com um novo "Israel espiritual" (Gl 6:16) conhecida como a Igreja que cumprir a "nova aliança" feita com Israel (Jeremias 31 cf. Heb. 8).

Resposta : Em primeiro lugar, os convênios abraâmicas e davídicos não eram condicionais, como mostrado acima (nos pontos 3 e 4); eles eram incondicional (cf. Rom. 11:29).

Em segundo lugar, em nenhum lugar do Novo Testamento é a Igreja chamada "Israel Espiritual". As passagens em Gálatas 6:16, que usa o termo "Israel de Deus", é equivalente a "a verdadeira circuncisão" (Fp 3:03 NVI) que adoram a Deus em espírito, e não confiamos na carne. Ambos dizer judeus literais que aceitaram Jesus como seu Messias e estão vivendo em sua graça, sem tentar alcançar a salvação por guardar a lei (cf. Rom. 10:1-4). Em segundo lugar, embora a nova aliança foi feita com Israel, os seus benefícios não foram limitados aos judeus. Mesmo Abraão foi dito "através de todas as famílias da terra serão abençoadas" (Gn 12:3). E os profetas, muitas vezes falavam de salvação dos gentios (Atos 15:17 citando Amos 9:11-12).
Em terceiro lugar, a Igreja do Novo Testamento (onde judeus e gentios estão em um corpo espiritual) não era conhecido no Antigo Testamento (Colossenses 1:26-27), mas "não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, em outras gerações", mas apenas no tempo dos "apóstolos e profetas" do Novo Testamento (Ef 3:5-6).

Em quarto lugar, o Novo Testamento refere-se a um futuro reino literal de Israel, mesmo depois da época de Cristo. Os discípulos de Jesus perguntou quando ele iria "restaurar o reino de Israel" (Atos 1:6-8). Mesmo depois de a Igreja começou (em Atos 2), Peter prometeu "os homens de Israel" (Atos 3:12) o "restabelecimento de todas as coisas sobre as quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, há muito tempo" (Atos 3: 21). Romanos 11 fala do nacional "Israel" sendo reincrafted após "a plenitude dos gentios como entrar" (Romanos 11:25-26). Isso, diz ele, no contexto de lembrá-los de que "os dons ea vocação de Deus são irrevogáveis" (11:29). Em nenhum outro lugar, a Bíblia afirma que a terra e trono incondicionais promessas de Deus para Israel será cumprida pela Igreja. Para ter certeza de crentes individuais receber os benefícios a salvação espiritual (Rm 4;. Gal 3) prometeu gentios no Antigo Testamento (Gn 12:3; Amós 9:11-12), mas nunca a Bíblia afirmar que o irrevogável promessas a Israel nacional será cumprida na igreja. Estas promessas estão ainda a ser cumprida em um reino milenar literal de Cristo na terra (Atos 19:29; Rev. 20:1-6).
Conclusão


Nossos antepassados ​​espirituais não colocou premillennialism na nossa declaração doutrinária, porque eles achavam que era importante. Pelo contrário, premilenarismo baseia-se numa hermenêutica (interpretação) fundamental. Os gramaticais fundamentais em que se baseia subjaz literais históricos / todos os fundamentos de salvação da fé. Desistindo desmente a problemas graves para o futuro da igreja. Em primeiro lugar, estamos a dar-se a base para todas as doutrinas cristãs fundamentais. Em segundo lugar, há a tendência subjacente a sacrificar doutrinas importantes para o bem da unidade, fraternidade, ou multiplicidade (de crescimento).Cedendo a essa tendência define um mau precedente para o desvio futuro em questões ainda mais importantes. Um pensamento final. É mais do que transmitir importância notar que poucas, se alguma, os grupos evangélicos sempre deslocar de premilenarismo ao liberalismo. No entanto, isso não é verdade de pontos de vista amilenistas e pós-milenistas. Assim, não é sem razão que o pré-milenismo é uma salvaguarda contra o liberalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.